quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cores invadem os consultórios dos dentistas

Os consultórios dos dentistas vêm deixando de ser “tão” brancos. Sim! Aquele ambiente frio, que aumenta o estresse e provoca uma sensação desagradável, está cedendo espaço para cores que tranquilizam e distraem os pacientes. Não só paredes e acessórios ganharam cor nos novos projetos, como os móveis também.

“Quando o paciente chega à clínica, é comum estar tenso. A última coisa de que precisa é encontrar um ambiente todo branco e sóbrio, quase monástico – que certamente não o ajuda a relaxar. Essa é uma abordagem ultrapassada, de quando se considerava que o branco transmitia mais a sensação de higiene. Hoje sabemos que essa questão está intrinsecamente ligada à tecnologia dos materiais e que as cores contribuem muito para se estabelecer uma boa relação entre o dentista e seu paciente, além atenuar qualquer tensão”, diz Camillo Morea, cirurgião-dentista e representante da italiana Dental Art no Brasil.

Na opinião de Morea, os novos consultórios não só proporcionam bem-estar e redução de estresse aos pacientes, como oferecem todas as facilidades aos profissionais em sua jornada de trabalho, reduzindo ao mínimo o desgaste emocional e físico de toda equipe de atendimento.
“Além de oferecer uma paleta de cores praticamente infinita – já que podem ser customizadas conforme as preferências do cliente –, os próprios materiais utilizados na confecção dos móveis para consultórios passaram por uma grande evolução. O mix de madeira de faia, aço, vidro e materiais sintéticos de grande resistência, como o Corian® e o Silestone®, permite a criação de ambientes modernos e sofisticados, embora com baixíssima manutenção”.

Para o dentista que se tornou empresário por necessidade – depois de enfrentar muita dificuldade na hora de reformar seu próprio consultório com mobiliário de ponta e a preços acessíveis – a grande proposta dos novos consultórios é explorar a força das cores nos mais variados ambientes da clínica odontológica. Morea revela os pontos fortes das cores:

Azul: “O azul é excelente para quem deseja transmitir sensação de equilíbrio e confiança. Numa vasta gama de tonalidades, pode desde participar de combinações alegres – quando combinado com cores mais vivas, como laranja ou amarelo – até favorecer a sensação de extrema tranquilidade”.

Verde: “Trata-se de uma cor que geralmente transmite frescor e regeneração. É praticamente uma unanimidade entre crianças e adultos, proporcionando sensação de bem-estar imediato”.

Púrpura e violeta: “Assim como o índigo, favorecem a meditação. São a marca da realeza, proporcionando um ambiente sofisticado”.

Laranja: “Ótimo para a recepção, já que é acolhedor e moderno. Essa é a cor do otimismo, da confiança. Então, pode ser a cor perfeita para que os pacientes sintam-se bem recebidos”.

Amarelo: “Cor do otimismo, da alegria, o amarelo é ótimo para encorajar os pacientes. Por isso, muito não abrem mão dessa cor espalhada em acessórios por toda a clínica ou ainda concentrada numa sala especial, nas paredes ou no mobiliário”.

Vermelho: “Por ser uma cor vibrante, não costuma estar nas paredes e móveis dos consultórios, mas pode estar presente nos detalhes da recepção, por exemplo, transmitindo energia revigorante”.

“O importante é saber que hoje há uma infinidade de cores que podem compor uma clínica odontológica. Ninguém está limitado nem ao branco, nem às cores básicas, já que a indústria de ponta nos permite ir além da imaginação”, diz Camillo Morea que, além da exclusividade da parceria com os móveis da Dental Art, também estabeleceu parceria com outra marca forte quando se trata de cadeiras dentais: a Sirona. “Mais do que coloridos, os novos consultórios são totalmente ergonômicos, proporcionando máximo conforto e bem-estar aos pacientes e à equipe de trabalho”.

Fonte: Obra24h