quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pavimento intertravado: solução para manter calçadas conservadas e evitar multas

Com a entrada em vigor da nova Lei das Calçadas, de acordo com o decreto sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab, a prefeitura de São Paulo poderá multar, desde 9 de janeiro último, os donos ou inquilinos de imóveis na capital, cujas calçadas estiverem em mau estado de conservação ou fora dos novos padrões estabelecidos. Os responsáveis pelo imóvel também terão a obrigação de manter a calçada sempre em perfeito estado de conservação, sob pena de aplicação de multa, que será de R$ 300 por metro linear de fachada. Assim, 700 agentes das 31 subprefeituras já poderão aplicar as multas. Uma das melhores alternativas para os proprietários e responsáveis por imóveis na capital paulista para manter suas calçadas sempre bem conservadas, evitando multas e melhorando a acessibilidade e a mobilidade dos usuários, são os pisos intertravados de concreto. O pavimento intertravado, por ser constituído de peças de concreto industrializadas aplicadas sobre uma camada de areia e travadas nas extremidades, não precisa do prazo de cura, podendo ser liberado para o uso assim que é instalado.

“O piso intertravado de concreto oferece também outras vantagens, além da facilidade e rapidez de execução: sua durabilidade é estimada em pelo menos 20 anos, dá maior visibilidade e segurança ao usuário, por ser colorido e antiderrapante”, explica o arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil).

Manutenção, acessibilidade e sustentabilidade

A facilidade de manutenção das calçadas com o uso do piso intertravado de concreto é muito grande. Em caso de obras de concessionárias de saneamento, energia e gás, entre outras, ou mesmo de obras do próprio imóvel, basta remover os blocos na área do serviço, realizar os trabalhos e, finalizados, repor os blocos de concreto, com a fácil recomposição da base de areia sobre a qual eles são assentados.

Os pisos intertravados podem ter a previsão, em projeto, de faixas podotáteis, para orientação de portadores de deficiência visual. O projeto também pode prever parte das calçadas com blocos vazados, denominados concregrama, em áreas como estacionamento de veículos em imóveis comerciais ou residenciais, com faixas de piso intertravado para o tráfego de pessoas.
O piso concregrama, por ser vazado em sua maior parte, permite a plantação de grama nessas áreas vazadas, que facilita a percolação das águas pluviais, contribuindo assim com a prevenção de enchentes.

De acordo com o consultor técnico da BlocoBrasil, os fabricantes que integram a associação têm o Selo de Qualidade da ABCP como garantia do produto. “É importante que o comprador verifique se o fornecedor de blocos e pisos intertravados de concreto possuem o Selo de Qualidade da ABCP para ter certeza de estar adquirindo produtos fabricados de acordo com as normas brasileiras”, diz Tauil.

Fonte: Obra24h