segunda-feira, 13 de julho de 2009

QUALIDADE DO CIMENTO

Associação Brasileira de Cimento Portland orienta consumidor na hora de comprar cimento
A qualidade do cimento está diretamente ligada à segurança da população. Cimentos produzidos fora dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem comprometer as estruturas, causam fissuras, patologias e, em casos extremos, podem levar edificações ao colapso (queda). Para esclarecer e das dicas sobre o assunto a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) dá algumas dicas para que o consumidor exija qualidade na hora de comprar cimento.
Assim como ocorre em outros segmentos industrializados, o setor da construção civil tem sido abastecido com cimentos fora de norma. De acordo com o técnico especialista em cimento da ABCP, Arnaldo Battagin, o principal item na hora de escolher o cimento, independente da marca ou do tipo de cimento, é assegurar que o produto tenha atestado de qualidade. “Prefira cimentos que tenham o Selo de Qualidade da ABCP ou de qualquer outro órgão que possa atestar a qualidade da mercadoria. Caso não haja selo, peça ao revendedor o laudo técnico com os ensaios. É um direito do consumidor e um dever do lojista, de acordo com o Código Brasileiro do Consumidor”, orienta Battagin.

Além da certificação, veja o que mais os consumidores devem ver na hora de comprar cimento:
Prazo de validade - O prazo de validade vem impresso no saco de cimento e nunca é superior a três meses. Caso, ele esteja vencido ou o fabricante especifique um prazo maior, desconfie;
Procedência – Todos os sacos de cimento devem trazer o nome do fabricante, da marca, o endereço e outros dados de identificação. A sigla que especifica o tipo do cimento deve ser escrita em letras maiúsculas e em números romanos (Exemplo CPII, CPIV). A classe da resistência do produto deve estar em números arábicos, logo em seguida à sigla referente ao tipo;
Produto - Fique atento ao produto. Caso esteja empedrado (mesmo que em pouca quantidade), o cimento não deve ser usado, principalmente em obras estruturais;
Sacaria – O cimento é vendido em sacos de papel que contém 20, 40 ou 50 quilos. Suspeite de sacos com pesagens diferentes e embalagens plásticas;

Segundo Arnaldo Battagin, o processo de fabricação do cimento é uma atividade industrial complexa, que exige rigoroso controle de qualidade em todas as etapas de fabricação. “Este controle faz parte das ações do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que estabelece critérios e normas para materiais, serviço e execução de construções do governo e da iniciativa privada”.
Linha direta - Caso o consumidor tenha mais alguma dúvida sobre cimento, a ABCP possui um serviço de discagem direta gratuita, chamado Disque Cimento e Concreto (DCC) para responder às perguntas. O número do telefone é o 0800.0555.776.
Sobre a ABCP - Fundada há 70 anos, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade técnica, sem fins lucrativos, mantida, voluntariamente, pela indústria brasileira de cimento. Foi criada para promover e estudar produtos e sistemas à base de cimento. É um centro de referência em tecnologia de cimento e concreto, reconhecido nacional e internacionalmente, pelos serviços às empresas associadas, ao poder público e à construção civil.
Entre os objetivos da ABCP estão o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias e sistemas construtivos à base de cimento e o acompanhamento das tendências do mercado com uma atuação sinérgica com toda a cadeia produtiva da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.