quarta-feira, 15 de julho de 2009

RECICLAGEM DE RESÍDIOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A quantidade de entulho gerada nas cidades brasileiras é muito significativa e pode servir como um indicador do desperdício de materiais.

Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes, etc. Muitos desses materiais e a maior parte do asfalto e do concreto utilizado em obras podem ser reciclados. Esta reciclagem pode tornar o custo de uma obra mais baixo e diminuir também o custo de sua disposição.

O entulho muitas vezes é gerado por deficiências no processo da construção, como falhas ou omissões na elaboração dos projetos e na sua execução, má qualidade dos materiais empregados, das perdas no transporte e armazenamento, má manipulação por parte da mão de obra, além da substituição de componentes pela reforma ou reconstrução. A melhoria no gerenciamento e controle de obras públicas e também trabalhos conjuntos com empresas e trabalhadores da construção civil podem contribuir para atenuar este desperdício.

Na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias. O custo social e ambiental disto foge aos controle dos cálculos, apesar de suas conseqüências serem permanentemente notáveis. Percebe-se a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros. De um jeito ou de outro, toda a sociedade sofre com a deposição irregular de entulho.

O entulho é um resíduo de grande volume, ocupando portanto muito espaço nos aterros; seu transporte, em função não só do volume mas do peso, torna-se caro. A reciclagem e o reaproveitamento do entulho é, portanto, de fundamental importância para o controle e minimização dos problemas ambientais causados pela geração de resíduos.

DIFERENTES APLICAÇÕES

As propriedades de certos resíduos ou materiais secundários possibilitam sua aplicação na construção civil de maneira abrangente, em substituição parcial ou total da matéria-prima utilizada como insumo convencional. No entanto, devem ser submetidos a uma avaliação do risco de contaminação ambiental que seu uso poderá ocasionar durante o ciclo de vida do material e após sua destinação final.

• Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais.

• O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso.

Importante: em alguns países já há indicação das autoridades de saúde para cuidados a serem tomados quando da manipulação de asfalto, por existirem materiais potencialmente cancerígenos. É recomendado o uso de equipamento pessoal de proteção.

O que precisamos é adquirir a cultura da reciclagem desses resíduos , pois além de proporcionar redução custos com produção, também é responsavelmente sustentavel, contribuindo com o meio ambiente.

Há alguns municípios brasileiros que já gerenciam esses resíduos, é o exemplo de: São Paulo que recicla 100 toneladas/hora, produzindo material para pavimentação de vias. Já em Londrina/PR, a moagem de entulhos é utilizada para a produção de tijolos, atualmente 1000 tijolos/dia, que são utilizados na construção de casas populares. Outro exemplo vem de Ribeirão Preto/SP, que utiliza o entulho para a pavimentação de estradas municipais. Cidades como Belo Horizonte/MG e São José dos Campos/SP, também já aderiram à idéia. Vamos torcer para que outras Cidades Brasileiras possam também produzir matéria prima a partir desses resíduos.

Se alguma Cidade se interessar a ANCORA CONSTRUÇÕES tem o Projeto para reciclagem de residuos, elaborado por especialistas do setor e poderá ser compartilhado. Os investimentos certamente compensam com o resultado que esse trabalho proporciona.
Para maiores informações contate-nos através do e-mail e msn : ancoraconstrucoes@live.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.